Layout e Estrutura da Casa

Dois muros laterais de adobe, conformados com a terra proveniente do local, delimitam o território da construção e, enquanto vinculam a casa à topografia, direcionam o visitante para o acesso através de um terraço lateral que a um lado tem o muro, a outro a entrada da caixa de vidro.

À frente do terraço está o deck longitudinal – parcialmente coberto pela plataforma de cobertura em balanço nesse trecho - com vista para a face Norte no sentido da imensa e bela paisagem.

Entre os muros a estrutura especialmente desenhada para a Casa Modernista Caipira, é toda de madeira laminada colada e certificada FSC, pré-fabricada.

O trabalho “in loco” em um terreno de topografia acidentada fica reduzido à montagem da estrutura apenas.

O conjunto de pilares e vigas se estende desde o terraço lateral passando pela caixa de vidro e por uma segunda caixa, esta de madeira, que conforme os dormitórios e banheiros.

Na ponta voltada para a sala de jantar, embutida na caixa, há uma cozinha compacta e no outro extremo, no final do corredor, também dentro desse volume, há um plano de trabalho que cria ali um pequeno escritório próximo à suíte principal.

O piso da casa é de madeira na área externa – terraço coberto lateral e deck – e de tijolo cerâmico maciço na área interna – salas, banheiros e dormitórios.

Os caixilhos recebem vidro duplo intercalado com vidro simples para responder às solicitações de conforto térmico e eficiência energética, determinadas pela equipe de profissionais complementares encarregada destes itens.

As paredes dos dormitórios e banheiros são de wood-frame com isolamento termo acústico de lã de garrafa PET, material reciclado e de fabricação nacional.

A fachada Norte, de maior insolação, recebeu painéis móveis com toras finas de eucalipto que funcionarão como filtros de luz e calor. O aquecimento dos ambientes será todo através de salamandras abastecidas a lenha que também alimenta o tradicional fogão caipira a lenha no terraço coberto, a cozinha principal da casa.